Enviar Mensagem por SMS
Este método é utilizado para criar uma validação de segundo fator de autenticação via sms e enviar o sms para o hotphone do dono do CPF enviado na transação da Plataforma Data Trust.
Endereço dos nossos serviços:
Homologação: POST https://datatrustapihml.clearsale.com.br/v1/transaction/{id}/sms/2fa
Produção: POST https://datatrustapi.clearsale.com.br/v1/transaction/{id}/sms/2fa
Acesse aqui a documentação técnica
O módulo 2FA tem retorno assíncrono, depende de ação do seu cliente para que se obtenha a resposta da mensagem. Primeiro faça a chamada do módulo (método POST) para que possamos enviar a mensagem ao seu cliente, depois, faça a consulta do resultado utilizando o método GET. Você também pode implementar um Webhook para ser notificado quando o resultado estiver pronto!
Dicionário de variáveis
Nome | Descrição | Tipo |
---|---|---|
text | Texto recebido no sms | String |
type | Tipo da Validação (SMS ou Email) | String |
status | Status de envio do SMS | String |
createdAt | Data da Criação da Validação | Datetime |
smsSendLimit | Limite de envio por transação antes da expiração do tempo de resposta | Int |
expirationTime | Tempo máximo para resposta | Datetim |
Status
Nome | Descrição | Notificação Webhook |
---|---|---|
Waiting | Aguardando confirmação de envio do SMS | Não |
Sent | SMS enviado com sucesso | Não |
Failed | Envio de SMS falhou | Sim |
Delivered | SMS entregue ao usuário com sucesso | Não |
Replied | SMS respondido pelo usuário | Sim |
Expired | SMS expirado | Sim |
*Obs : Somente os status Replied, Expired e Failed contemplam envio de Webhook.
Nome enviado na mensagem
No caso do cliente ter enviado o campo 'name' através do endpoint de transação, o nome enviado na mensagem de SMS será exatamente o que foi enviado pelo cliente, sem possibilidade de adaptações.
No caso do cliente não ter enviado o campo 'name' através do endpoint de transação, o fluxo interno de busca de nome no Datalake ClearSale é acionado. Para o fluxo interno, será possível realizar a adaptação de enviar apenas o primeiro nome ou o nome + sobrenome (último nome) do usuário final na mensagem SMS. Para solicitar essa adaptação, entre em contato com [email protected]. No caso da ClearSale não encontrar o nome**, a mensagem será enviada apenas com "Prezado(a)", sem nome, dessa forma garantiremos que mesmo assim a mensagem seja enviada com sucesso.
Envio de SMS com templates distintos (ChannelID)
É possível cadastrar SMS com parâmetros distintos, para isso, o cliente deverá solicitar ao [email protected] o cadastro dos SMS, informando quais parâmetros deverão ser cadastrados para cada fluxo. Como retorno, o suporte devolverá quais 'channelID' correspondem a cada fluxo do cliente.
Quais são os parâmetros que o cliente deve cadastrar para o 2FA SMS?
- text - Texto enviado através da mensagem
- expirationTime - Tempo que o usuário final tem para responder o SMS
- smsSendLimit
Para enviar um SMS respeitando os parâmetros atrelados ao channelID
- Criar a transação passando todos os dados necessários + o campo channelID
- Usando o ID da transação criada, realizar chamada no endpoint de 2FA SMS
- Sucesso! O SMS será enviado de acordo com o que foi cadastrado para o channelID
*O channelID é o fator determinante para que a ClearSale envie o SMS de acordo com o que o cliente precisa.
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