Biolink é uma jornada Web de captura de fotos (Selfie ou Documentos) a partir de um link enviado por mensageria para o seu cliente. Essa jornada visa facilitar a integração de nossos clientes aos nossos módulos de Liveness e Score Biométrico, pulando etapas de implementação e desenvolvimento de SDKs Web ou Mobile.

O Biolink facilita o seu negócio, ajudando a simplificar a validação do usuário em canais externos.

No biolink é possível customizar:

• Módulos: Escolha se você deseja captura de selfie (liveness), score biométrico e captura de documentos
  • Telas: Cores, logotipo e texto
  • Nome da entidade no final URL após o "/"
  • Redirecionamento ao final do fluxo: Caso deseje redirecionar o usuário para seu site, por exemplo, ao final do fluxo.
  • Prazo de expiração do link: Escolha se deseja que o link expire após determinado tempo, e quanto tempo.

Para essas customizações, nos solicite pelo e-mail: [email protected] os componentes que deseja, cores em hexadecimal, logo em alta resolução (SVG ou PNG), URL do site para referência, Textos das telas, nome da entidade que deverá constar no final da URL, URL para redirect, se deseja prazo de expiração e qual o prazo.

❗️

O Biolink é integrado automaticamente ao Liveness e ao Score Biométrico.

O disparo do link para o cliente deve ser realizado via broker de mensageria própria do cliente (A Plataforma Data Trust ainda não dispõe de mecanismos de mensageria para envio automático da mensagem via tela ou via API).

Um link pode ser utilizado apenas uma vez. Caso o cliente já tenha realizado a captura, não é mais possível utilizar novamente o mesmo link.

Por questões de segurança, não é possível usar o link para captura da foto caso o cliente esteja utilizando a câmera em outro aplicativo (por exemplo: videoconferências).

Caso o cliente não tenha usado o link para captura da foto e deseja reenviar o mesmo link para o mesmo CPF, pode, sem nenhum custo de nova geração de link (basta obter o mesmo link via método GET).

A solução não funciona em iframes e web views.

Caso queira ter acesso às telas da Jornada do Biolink, entre em contato com [email protected]

Sobre o Liveness

Liveness é o processo automatizado de prova de vida, cujo foco é definir se a pessoa por trás de uma selfie está viva e ciente do processo em que está sendo submetido. Evita que um indivíduo tire uma foto de uma foto ou uma foto de um vídeo, por exemplo, e garante que existe um ser humano realmente vivo em frente à câmera. A tecnologia de liveness 3D que utilizamos é considerada atualmente a melhor solução de liveness do mundo, com um FAR (taxa de aprovação com erro) de 1 a cada 125 milhões.

A solução apresenta ótimo desempenho mesmo em baixa iluminação, sem vieses raciais ou de gênero observáveis, e o 3D não pode ser capturado à distância ou clandestinamente.

Padrão ICAO de Fotos

Trata-se de um padrão para orientação de captura de fotografia.

Este padrão orienta que uma foto terá uma melhor qualidade se possuir um bom enquadramento do seu rosto, uma distância média do ponto de captura, uma boa iluminação, fisionomia neutra, fundo simples de cor clara, ser tirada sem objetos, posicionamento frontal do rosto, etc.

Nós recomendamos que a selfie do usuário seja capturada seguindo o padrão ICAO para uma melhor avaliação biométrica:

1. O rosto deve estar centralizado e de frente, com olhos abertos direcionados para a câmera;
  2. A distância máxima aceita é de 60 cm da câmera;
  3. O posicionamento deve ser frontal;
  4. A foto não deve apresentar expressão facial, a fisionomia deve permanecer neutra;
  5. Não utilizar acessórios que obstrua a face (exemplo: óculos escuros ou de grau, boné, gorro, chapéu, outros)
  6. A iluminação deve estar adequada para visualização da foto.