CLEARSALE

Recuperação da imagem aprovada na Captura de Documentos

🚧

A partir de 13/02/2025, foi implementado um novo endpoint de recuperação de capturas aprovadas que utiliza os parâmetros obtidos na autenticação via Plataforma Data Trust

É possível recuperar as imagens nos nossos servidores através de um endpoint. Para isso, é preciso autenticar na Plataforma Data Trust. Abaixo um passo a passo de como realizar esse processo.

Exemplos

Requisição de recuperação de captura

GET https://datatrustapi.clearsale.com.br/v1/transaction/{transactionId}/sdk/document 

Content-Type: application/json Authentication: Bearer {Token} //Obtido via https://datatrustapi.clearsale.com.br/v1/authentication  
GET https://datatrustapihml.clearsale.com.br/v1/transaction/{transactionId}/sdk/document 

Content-Type: application/json Authentication: Bearer {Token} //Obtido via https://datatrustapihml.clearsale.com.br/v1/authentication  

Resposta de sucesso

HTTP/1.1 200 OK  
Content-Type: application/json; charset=utf-8
{ 

    "identifierId": "ivo", 

    "sessionId": "fb06b5ef3e4b469b9e54016702621167", 

    "documentType": "cnh", 

    "images": [ 

        { 

            "side": "back", 

            "base64": "iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAoAAAAHgCAYAAAA10dzkAAAAAXNSR0IArs4c6QAAIABJREFUeF6MvfmTb8dx5Xe7X/ABJRU5ErkJggg==" 
         }, 
         { 
             "side": "front", 
             "base64": "iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAoAAAAHgCAYAAAA10dzkAAAAAXNSR0IArs4l3r97/WX0JdeT/U5HKn+WypezxnOilAAcWaCAvO1yAXjSWWwPnYgl4Iv7TzuU" 
         } 
     ] 
 } 

 

📘

No SDK de captura de docs, é permitido apenas uma captura por transaction.

Método legado

É possível recuperar as imagens nos nossos servidores através do campo sessionId, informado na response dos nossos SDKs. Para isso, é preciso autenticar na nossa API, recuperar o token de autenticação e utilizá-lo para fazer uma chamada e recuperar as imagens. Abaixo um passo a passo de como realizar esse processo.

Exemplo

Primeiramente, faça a chamada de autenticação, passando os seguintes parâmetros:

  • clientId - identifica o cliente junto à ClearSale. É o mesmo valor fornecido pela ClearSale para a utilização dos SDKs.
  • clientSecret - chave de autenticação da ClearSale. É o mesmo valor fornecido pela ClearSale para a utilização dos SDKs.

Requisição no ambiente de produção

POST https://documentoscopysdk.clearsale.com.br/api/v2/authentication
Content-Type: application/json
{
    "clientId": "*******",
    "clientSecret": "*******"
}

Requisição no ambiente de homologação

POST https://documentoscopysdk-hml.clearsale.com.br/api/v2/authentication
Content-Type: application/json
{
    "clientId": "*******",
    "clientSecret": "*******"
}

Resposta de sucesso

HTTP/1.1 200 OK
Content-Type: application/json; charset=utf-8
{
    "accessToken":"*******",
    "expiresIn": 300,
    "tokenType": "Bearer",
}

Resposta de erro 401

HTTP/1.1 401 OK
Content-Type: application/json; charset=utf-8
{
    "title": "An error occurred with client credentials.",
    "status": 401,
    "instance": "/api/v2/authentication"
}

Resposta de erro 500

HTTP/1.1 500 InternalServerError
Content-Type: application/json; charset=utf-8
{
    "title": "Unespected server error. Please try again later",
    "status": 500,
    "instance": "/api/v2/authentication"
}

Em caso de sucesso, você receberá o accessToken que é necessário para fazer a chamada para recuperação da imagem. Para isso, você deve fazer a seguinte chamada, substituindo o parâmetro SESSIONID, pelo valor do sessionId que foi retornado pelo SDK. Para saber como recuperar o SessionID:

Requisição no ambiente de produção

GET https://documentoscopysdk.clearsale.com.br/api/v2/document/SESSIONID HTTP/1.1
Content-Type: application/json
Authentication: Bearer accessToken 

Requisição no ambiente de homologação

GET https://documentoscopysdk-hml.clearsale.com.br/api/v2/document/SESSIONID HTTP/1.1
Content-Type: application/json
Authentication: Bearer accessToken

Resposta de sucesso

HTTP/1.1 200 OK
Content-Type: application/json; charset=utf-8
{ 
    "identifierId": "<ID único de rastreamento da transação>",
    "sessionId": "<SESSIONID>",
    "documentType": "<rg|cnh>",
    "images": [
                {
                    "side":"<front|back>",
                    "base64":"<base64>"    
                },
                                {
                    "side":"<front|back>",
                    "base64":"<base64>"
                },
    ],
}

Resposta de erro 401

HTTP/1.1 401 OK
Content-Type: application/json; charset=utf-8
{
    "title": "AccessToken is improperly formatted.",
    "status": 401,
    "instance": "/api/v2/document/SESSIONID"
}

Resposta de erro 500

HTTP/1.1 500 InternalServerError
Content-Type: application/json; charset=utf-8
{
    "title": "Unespected server error. Please try again later",
    "status": 500,
    "instance": "/api/v2/document"
}