SDK de Captura de Documentos

Este manual é para desenvolvedores que desejam fazer a implementação da ferramenta de Captura de documentos ClearSale via SDKs para sistemas em Android, Flutter e iOS.

Através desta solução, o usuário consegue capturar a frente e verso de documentos de identidade de forma ágil e eficiente, com instruções simples e objetivas, além de diversas orientações visuais e um fluxo pensado em uma excelente usabilidade. Também é possível customizar a interface para se adequar às cores da sua marca.

O Produto

Captura de documentos

Através de SDKs disponíveis em Android, Flutter e iOS, é possível capturar frente e verso de documentos utilizando a câmera do dispositivo do usuário. O fluxo padrão compreende:

• Solicitação de permissão de acesso à câmera.
  • Instruções para uma boa captura.
  • Feedbacks em caso de capturas inválidas/descartes.
  • Captura e revisão da foto da face da frente do documento.
  • Captura e revisão da foto da face do verso do documento.
  • Envio das capturas da frente e verso do documento.

As imagens enviadas pelos usuários podem ser resgatadas através de consulta na API.

Documentos aceitos

Através dos nossos motores de tipificação de documentos, nosso produto é capaz de identificar os seguintes documentos:

• Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Períodos de emissão:
    • 2006 – 2016: impresso;
    • 2017 – 2022: impresso e digital;
    • 06/2022 - Atual: impresso e digital;
  • Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG). Períodos de emissão:
    • 1983 - 2022**: impresso;
  • Documento Nacional de Identidade (DNI / RG). Período de emissão:
    • 2018 - 2023**: impresso;
  • Carteira de Identidade Nacional (CIN). Período de emissão:
    • 06/2022 - Atual: impresso e digital;

🚧

Caso não seja identificado algum dos modelos de documentos descritos acima, a captura é classificada como "discard" automaticamente.

Qualidade das capturas

Através dos nossos motores de IQA (Image Quality Assessment), os SDKs são capazes de validar os seguintes parâmetros:

• Nível de exposição à iluminação (gamma).
  • Nível de ruído.
  • Nível de borrosidade.

As validações de qualidade das capturas asseguram a assertividade das análises feitas posteriormente pela API de Validação por Documentos.

Regras de Segurança

• Bloqueio de uso de câmera em modo paisagem em dispositivos móveis e tablets;
  • Se o PAT for salvo em um repositório git, mesmo que seja um repositório privado, ele corre risco de ser considerado exposto e ser automaticamente desativado por motivos de segurança.

Dados

Entrada:

ParâmetrosDescrição
clientIdId que identifica o cliente junto à ClearSale (valor fornecido pela ClearSale).
clientSecretToken que funciona como autenticação para identificação do cliente a utilizar o serviço (valor fornecido pela ClearSale).
identifierIdString de até 100 caracteres OBRIGATÓRIA que identifica todo o fluxo do usuário de forma única e é gerada pelo cliente. Serve para agilizar consultas e chamados de suporte (e pode ser utilizada como identificador interno entre produtos aqui da ClearSale).
cpfString de 11 caracteres (no formato CPF) OBRIGATÓRIA que identifica o usuário que irá realizar o fluxo, devendo seguir as regras de validade estipuladas pelo Governo.

Retorno

ParâmetroDescrição
sessionIdID único da sessão, requisito para a recuperação da imagem.
documentTypeResultado do tipo do documento.

Credenciais

Além do clientId e clientSecret, nós enviamos as seguintes credenciais que devem ser usadas para implementar nossos SDKs:

Para todos os SDKs:

ParâmetroDescrição
PAT (Personal Access Token)Token de autenticação para acessar os repositórios privados dos SDK's da ClearSale. Ele deve ser usado em locais diferentes a depender da tecnologia a ser usada.

Exemplos de utilização do PAT:

• PAT SDK iOS clique aqui.
  • PAT SDK Android clique aqui.

Android

• ARTIFACTS_FEED_NAME: nome do repositório do Gradle privado que disponibilizamos para o download do SDK.
  • ARTIFACTS_FEED_URL: URL do repositório do Gradle privado que disponibilizamos para o download do SDK.
  • USERNAME: nome do usuário do repositório Gradle privado que disponibilizamos para o download do SDK.
  • CS_LIVENESS_VERSION: é a versão do SDK que se deseja instalar.

iOS

• URL do Repositório git: URL do nosso repositório git privado já com o PAT (token de acesso ao repositório).

Requisitos de Atualização

Periodicamente serão divulgadas novas versões dos SDKs via e-mail. Manter seus SDKs atualizados na última versão garante maior segurança e usabilidade para os usuários de seus aplicativos. Confira as últimas release notes aqui.

Disclaimer

A ClearSale respeita as políticas de privacidade para a formação de uma base de dados por meio de coleta de fotos, que serão armazenadas em ambiente seguro e controlado.

Nesse processo, podem ser coletadas informações públicas do dispositivo, tais como IP, sistema operacional, entre outras, através do uso de ferramentas terceiras com a finalidade de coletar insumos sobre a utilização da ferramenta para futuras melhorias.

A ClearSale tem interesse legítimo em fornecer serviços de prevenção à fraude a partir de formação de perfis comportamentais, os quais são lícitos e representam uma finalidade legítima, considerada a partir de situações concretas, tal como exigido pela LGPD. Para mais informações de como atuamos no cumprimento da LGPD, veja o link.